quarta-feira, 29 de julho de 2009

destes dias


Vai para 3 semanas que temos visitas em casa, entre sobrinhos e amigos dos meninos, à mesa nunca somos menos de 6 nem mais de 10 (e ainda nem chegaram as férias, a dos adultos, é claro!).
Montamos uma piscina maior, reforçamos a despensa com bolachas, iogurtes, pão e salsichas para os cachorros e maçãs, vários quilos de maçãs e temo-nos entendido cá todos. As camas também estão todas ocupadas e às vezes despacham-se 2 para a casa ao lado. À parte as habituais pegas entre irmãos e um ambiente sonoro com decibéis acima do permitido, ninguém resiste às rotinas da casa. Seja mãe, tia ou nada disso, aqui quem usa saia é mãe e se a mãe manda comer tudo, os meninos comem tudo e vêm o rosto espelhado no prato.
Com algumas folgas, obviamente, que eles não deixam passar despercebidas:
- Queres cenouras M.?
- Não, obrigado.
A L.:
- Eh, ó mãe, e nós temos que comer???
- Tem paciência, o M. não é meu filho e vocês são...
Diz ela...
- Ó tia!!!



Também já não me lembro de ir ver um filme para adultos e já sei os genéricos do Disney Chanell todos de cor. Em contrapartida, como pipocas sem constrangimento numa fila do cinema ocupada pelos netos da minha mãe e recebo mais abraços por dia do que poderia imaginar. Quando os ânimos se exaltam e os impulsos não se refreiam, vamos pintar, brincar e criar autênticas obras de arte.




Este foi o meu presente de aniversário, à minha espera desde as 7h30m da manhã, numa mesa posta com pratos e talheres para comer panquecas que eu haveria de fazer, enfeitado com um vaso desviado da janela da cozinha.



E agora com licença que eu vou festejar 35 anos a jogar bowling (e a levar com uma banhada de strikes marcados por eles) e a comer batatas fritas e pipocas, no meio de 4 abaixo dos 10 anos. Embora me apetecesse torrar ao sol da praia a fazer hexágonos de tecido, com agulha e linha, envolvidos nos papéis que eles me ajudaram a recortar. Mas não seria a mesma coisa...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

:(

Eu fui e voltei desolada.

A minha tiróide preguiçosa não me deixou sonhar com a oportunidade de partilhar vida.

terça-feira, 14 de julho de 2009

enfaixado

No domingo houve festa na Floresta Mágica e o G. foi "enfaixado" como finalista da primeira escola.


Para os meninos da sala vermelha houve faixas, flores e palmas e o estatuto de finalista.


Acho curiosa a tradição da faixa nesta escola e vejo que para eles tem muito significado. Antes de ser pendurada no quarto, ele dormiu com a faixa, tomou o pequeno almoço sem a tirar e só a deixou no carro antes de ir para a praia porque para os amigos não seria novidade.


Durante a festa assistimos à representação de várias histórias infantis, em versão adaptada.

Na sala vermelha a adaptação da história da carochinha foi particularmente feliz, porque o João Ratão não caiu no caldeirão e o pretendentes rejeitados encontraram carochinhas bem catitas para cada um deles.


Quando a carochinha diz:

- Quem quer casar com a carochinha?
O galo (G.) responde assim:
- Quero eu, cócórócócó, quero eu, cócórócócó!
- E como te chamas?
- Eu sou o Galo Belchior, e como eu não há melhor!
- O que é que tu fazes?
- Eu não faço praticamente nada. Canto de manhã cedo para acordar toda a gente, cócórórócócóóó!!!



A bicharada acabou a história a dançar e a deixa virou mania.

Hoje perguntei-lhe o que é que queria para o pequeno almoço e ele responde:



- Não quero praticamente nada...





Depois do lanche houve jogos tradicionais, com pais e filhos aos saltos, numa gincana bem montada pelo grupo de pais.




Preparam-se assim para uma nova fase, a da primária (que isto ainda não vai lá com ciclos) com a perspectiva de aprender a ler e a contar a partir das 8h da manhã. Até dói!


Para já, vai deixando uns recados, em papéis mal amanhados e cheios de absolutamentes:



Este veio parar à minha carteira:




segunda-feira, 13 de julho de 2009

dar vida

Não custa nada e há uma criança que depende desta ajuda.
Se formos todos, não seremos demais.
No próximo dia 15 de Julho, quarta-feira, entre as 9 e as 13 horas, encontrar-se-á no 1º andar do Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia (sala de conferências) uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte a qual procederá à recolha de sangue a todos aqueles que tendo entre 18 e 45 anos e sejam saudáveis pretendam tornar-se dadores de medula óssea.
Tal recolha terá por finalidade imediata encontrar um dador compatível com uma criança de seis anos, aluno de um colégio do Porto, a quem foi diagnosticada uma leucemia.
Mais informações sobre o registo de dadores de medula óssea, aqui.

domingo, 5 de julho de 2009

Boa sorte!



Na noite de sexta feira houve programa de miúdas, sem miúdos. Fui com a excelente companhia da minha mais velha ao Coliseu do Porto, ouvir boa música.
Ouvir, cantar e dançar, porque Vanessa da Mata não faz por menos. Achávamos-nos passadas na idade para nos colarmos às grades e compramos bilhete para uma tribuna recatada. Mas ainda não tinha acabado a terceira música e era ver-nos a furar os grupos da plateia, que já tinham aquecido o ambiente.
Como diz a D.:
- Ela canta muito!
Disse aos meninos que ia a um concerto para crescidos a que eles não podiam assistir. Estava enganada, porque eles já sabem de cor quase todas as músicas, sobretudo esta.
Mas confesso que soube melhor assim...
Ai, ai, ai ... Sou uma miúda com sorte!