quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

doll quilt swap 8



Porque não me chega o que fazer, aqui estou eu a meter-me em mais trabalhos. Este é para o doll quilt swap 8, para mim a 3ª edição.

Esta iniciativa é tão fascinante pela troca de trabalhos que saem de tão talentosas mãos, pelo contacto intercontinental e sobretudo pelo tema que lhe dá o nome, manta para a cama de bonecas, que é impossível resistir.

Para mim é também um motivo para usar e experimentar técnicas diferentes que, para uma manta de gente grande, teria dificuldade em me aventurar, como esta e esta.

Nesta manta usei algumas tiras do design roll da Heather Bailey (11 tiras) que tem cores muito suaves, a fazer lembrar os vestidos de flores das minhas bonecas.


Experimentei desta vez os losangos, com 2,5" de largura, com efeito de caleidoscópio, que espero que seja do agrado da minha parceira.

Entre a noite de ontem e a tarde de hoje, o top ficou pronto. Falta agora acolchoar. Escolhi este rosa para a parte de trás, a contrastar com a linha do acolchoamento. Daqui a uns dias já se vê melhor.




Desta vez vou fazer uma manta gémea, com as tiras que me sobram, para a cama de bonecas da Leonor.

Parece-me a mim que sou eu quem vai ter mais vontade de brincar...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

carnaval


Aqui estão eles, o rock e a amiga! Os maiores pantomineiros da casa!


O maior já não está para modernices e anda lá mãe, vê se te despachas, senão chego tarde à escola (só não se vê o chapéu de Indiana Jones que ía escondido na mochila...)


domingo, 14 de fevereiro de 2010

os muitos

Estes são os muitos, tal e qual como os vejo, tal e qual como eles são.
Não gostam que lhes esconda o rosto, e desta vez faço-lhes a vontade.

O Gonçalo, meigo, alegre, senhor da sua vida, cheio de energia, dá os beijos mais doces do mundo!


Leonor, linda, determinada, empenhada, teimosa, nunca desiste, nunca recua, sente-se nos seus abraços todo o seu amor.



João, o primeiro amor, envolvente, sensível, muito inteligente, sedento de afecto, a descobrir o mundo difícil dos crescidos, com as suas palavras toca-me no fundo do coração.




Tão diferentes como os dedos da mão, eles são o meu verdadeiro projecto de vida.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

manta zig zag



A manta ficou pronta há uns tempos e já é a mais requisitada do sofá. Enrola-se nos pequenos e tapa os pés do grande. A mim, que sou pouco maior que os pequenos e um pedaço menor que o grande, fica-me muito bem.


Comecei a fazê-la ainda na Primavera, e foi crescendo ao ritmo da novela, sem olhar, sem contagens nem esquemas, sempre a crescer. Enquanto isso, cobria-me as pernas e aquecia-me os curtos serões.

Para quem quiser aproveitar o resto do Inverno, deixo aqui as instruções que segui:

agulha de crochet n.º 4

23 novelos de lã Bravo:


1ª carreira: Montar 216 malhas de cordão, mais 3 malhas para criar o primeiro ponto alto. Fazer 1 ponto alto no 4º elo do cordão a contar da agulha, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos elos do cordão, 2 pontos altos juntos nos próximos dois elos do cordão (repetir 1 vez)=diminuição de 2 pontos, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos elos do cordão, 2 pontos altos no próximo elo do cordão (repetir 1 vez)=aumento de 2 pontos. Repetir esta sequência, terminando com 2 pontos altos no último elo do cordão. Virar.
2ª carreira: montar 3 pontos de cordão (representa um ponto alto), 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos ponto, inserindo a agulha apenas na alça de trás do ponto, 2 pontos altos juntos nos próximos dois pontos (repetir 1 vez)=diminuição de 2 pontos, 1 ponto alto em cada um dos 3 próximos pontos, 2 pontos altos no próximo ponto (repetir 1 vez)=aumento de 2 pontos. Repetir esta sequência, terminando com 2 pontos altos no último ponto da carreira anterior.


Sequência de cores:
4 carreiras branco
1 carreira cinzento
2 carreiras azul
3 carreiras verde
4 carreiras castanho


Repetir a sequência o n.º de vezes necessárias até atingir o tamanho desejado, terminando com 4 carreiras de branco.



Antes de acabar, é preciso rematar todas as pontas que ficaram penduradas dos lados, na mudança de cores. São mais 2 serões e acabou-se.
Medida final : 1,30 m x 2 m



terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

palhaçadas


Andamos a preparar os dias do Carnaval, a escolher fantasias, a procurar acessórios, a imaginar brincadeiras e a planear partidas a quem se puser a jeito.

Da arca saem as roupas, reutilizadas e adaptadas à vontade do momento e ao espírito da personagem.

A Leonor escolheu, de entre as roupas que usou nos espectáculos do ballet, um fato de palhaço de calças largas e chapéu em bico.

Juntamos um nariz vermelho com buzina, uma peruca azul e um laço de esguicha ao pescoço. Na lista de pedidos ainda havia uma almofada de p... de gases, mas ficou fora das compras, que nós não queremos cá ninguém com flatulência.

Uma espingarda prendeu a atenção do Gonçalo e a única solução foi transformar um pirata em cowboy, que por ele vai vestido de qualquer maneira, desde que leve munições.

O João, que eu pensei que já estava noutra onda, escolheu um chapéu de Indiana Jones e uma pistola com coldre ao ombro e ao fim do dia já houve tiroteio de plástico entre os rapazes.

O palhaço dali de cima, foi feito pelo Gonçalo no ano passado e andava aqui em rascunho desde essa altura.


;))